Biografia de Manuel de Matos (1894-1971)

por Carlos Teixeira e Georges Zbyszewski
Texto extraído das Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro (1982)


Irmão de Romão de Matos e colector de muito merecimento, nasceu em 7 de Fevereiro de 1894 e serviu muito dedicadamente os Serviços Geológicos desde 3 de Outubro de 1918 até 7 de Fevereiro de 1964.

Nomeado a título provisório, em 3/10/1918, como colector dos Serviços Geológicos, foi promovido em 15 de Dezembro do mesmo ano, também a título provisório, a colector de 2ª classe. Em 22 de Maio de 1939 ascendeu a colector de 1ª classe. Em 7 de Dezembro de 1962 foi promovido a 2º Conservador do Museu dos Serviços Geológicos. Aposentou-se em 7 de Fevereiro de 1964, tendo falecido em 14 de Janeiro de 1971.

Durante muitos anos prestou colaboração assídua na elaboração de muitos mapas geológicos do País na escala 1/50 000, não só da região setentrional como também da meridional.

É de salientar a proficiência, as qualidades de trabalho e a seriedade com que procedia aos trabalhos de campo, facto que lhe granjeou não só a estima, como a amizade com que sempre foi tratado. É com muita saudade que o relembramos e prestamos homenagem à sua memória.

À família de Romão de Matos como do seu irmão Manuel de Matos, em particular aos seus filhos, patenteamos as nossas saudações crendo significar-lhes esto homenagem que prestamos à memória destes dois obreiros do geologia portuguesa, as altas qualidades que revelaram, o entusiasmo e a competência com que desempenharam as funções que lhes foram confiadas e ainda o amor que tiveram para a geologia à qual dedicaram todo o seu tempo, pois trabalharam neste domínio até aos últimos anos de vida.

Que o seu exemplo posso servir para os que agora encetam actividade da mesma índole.

 

 

Página Inicial  Pesquisa | Contactos | Bases de Dados Online | SIG Online | INETI © 2006  e-Geo - Sistema Nacional de Informação Geocientífica / INETI