Biografia de Charles Bonnet


Charles Bonnet, engenheiro de minas de nacionalidade francesa, foi presidente da 1ª Comissão Geológica criada em 21 de Dezembro de 1848, após uma proposta deste especialista para fazer a exploração geológica do país.

Charles Bonnet já se encontrava em Portugal em 1846 trabalhando como engenheiro das minas de Buarcos e noutras, cuja concessão pertencia ao Conde de Farrobo. De 1846 a 1847 percorre o Algarve, onde os seus estudos e observações sobre a descrição geográfica e geológica desta província, deram origem a uma obra publicada em 1850 pela Academia das Ciências de Lisboa.

A 16 de Outubro de 1848, a Academia das Ciências nomeou uma comissão para avaliar o interesse de tal proposta e a competência do proponente. Do parecer dessa Comissão constava: "Que o Eng. Charles Bonnet tem a aptidão necessária para desempenhar o que se propõe fazer…Que deve ocupar-se tão-somente, pelo que pertence à Geologia, da descrição dos terrenos, dos minerais úteis e próprios para construções, das camadas de combustíveis, das minas metálicas, das nascentes minerais e de fazer uma carta geológica com os cortes dos terrenos…" e mais adiante referia: "O adiantamento deste ramo de ciências, mui escassamente conhecido em Portugal, de uma transcedência incalculável para muitos assuntos administrativos, recomenda-se por isso mesmo a um Governo ilustrado, que não deixará perder esta oportunidade, de ocorrer a uma necessidade pública…"

Estavam assim reunidas as condições para a criação do Serviço Geológico Nacional a qual viria a ser formalizada por Decreto de 2 de Maio de 1849, onde se determinava ficar definitivamente legalizado "o exame e exploração geológica e mineralógica das províncias do continente do reino".

Charles Bonnet ficou à frente da Comissão Geológica, até que os trabalhos foram superiormente suspensos em 1855.

Foi membro correspondente da Academia Real de Ciências de Lisboa, Cavaleiro da Ordem de Cristo (Portugal) e membro da Sociedade Geológica de França.

 

 

Página Inicial  Pesquisa | Contactos | Bases de Dados Online | SIG Online | INETI © 2006  e-Geo - Sistema Nacional de Informação Geocientífica / INETI