Centro de Dados Geológico-Mineiros

Outros Campus da Área Geocientífica do INETI
 
Centro de Dados Geológico-Mineiros de Alfragide
Contactos
Centro de Dados Geológico-Mineiros
Estrada da Portela
Zambujal - Alfragide.
Apartado 7586. 2720-866 Amadora

Tel: 21 470 54 00
Fax: 21 471 90 18

O Centro de Dados Geológico-Mineiros localiza-se em Alfragide, nos arredores de Lisboa, e suporta o desenvolvimento de acções próprias necessárias à inventariação, prospecção e valorização dos recursos geológicos e mineiros em geral, e permitirá apoiar tecnicamente as empresas no processo de reestruturação e expansão progressiva da actividade industrial.

Particularmente nos sectores das rochas ornamentais, das matérias-primas cerâmicas e das rochas industriais, para os quais a disponibilidade e acessibilidade aos recursos, bem como o domínio dos processos de extracção e transformação, constituem elementos básicos da competitividade.

Uma forma de apoio será concretizada através da disponibilização da vasta e diversificada informação geológico-mineira existente no INETI e obtida na realização de projectos próprios e também de actividade de empresas privadas. Esta informação assume a forma de cartografia geológica geral e temática, dados geoquímicos, dados geofísicos e testemunhos de sondagens e ainda um vastíssimo espólio bibliográfico, convenientemente completado pelo aconselhamento e experiência dos técnicos das diversas especialidades do INETI.

Acessos Rodoviários ao Centro de DadosO edifício tem uma área bruta de construção de 14 570 m2, a que acrescem 450 m2 do edifício dos Serviços Sociais, estando as áreas úteis principais repartidas do seguinte modo: 5100 m2 para espaços especiais (litoteca, nave de sondagens, biblioteca, auditório e arquivos); 1025 m2 de áreas laboratoriais diversificadas para apoio aos projectos; 2185 m2 para gabinetes de trabalho, incluindo secretariado, informática e desenho cartográfico e, ainda, um hall de exposições com 570 m2.

A litoteca tem uma capacidade de armazenagem para 275 Km de testemunhos, podendo vir a ser ampliada no futuro. A biblioteca tem mais de 250 000 exemplares de bibliografia geológica, enquanto a mapoteca possui cerca de 30 000 cartas geológicas do País e de todo o mundo.

O auditório tem 250 lugares e está equipado com sistema áudio para tradução simultânea e para utilização de modernos meios audiovisuais.

Veja também Acessos Rodoviários ao Centro de Dados.

 

Página Inicial  Pesquisa | Contactos | Bases de Dados Online | SIG Online | INETI © 2006  e-Geo - Sistema Nacional de Informação Geocientífica / INETI