Ciência Viva na Área de Geociências do INETI

O Ciência Viva apoia, desde 1996, projectos que visam a realização de actividades experimentais na aprendizagem das ciências e das tecnologias na escola, envolvendo as comunidades científica e educativa, numa perspectiva de partilha de recursos e de conhecimentos.

O INETI colabora nas iniciativas do Ciência Viva, desde a sua criação, estando envolvido num conjunto de iniciativas que abarcam várias temáticas no âmbito das Geociências.

Consulte o conjunto de acções realizadas pelo INETI, bem como o material didáctico elaborado no âmbito dessas iniciativas.

Lista de Projectos em Curso
As Aventuras e Desventuras de uma Pequena Gota de Água (2006-2007)

Com este projecto pretende-se familiarizar os alunos com várias questões relacionadas com a temática da água, nomeadamente as formas sob as quais existe na natureza e os fenómenos em que está envolvida. Recorrer-se-á ao ensino experimental e a novas tecnologias para que, de forma prática e lúdica, os alunos apreendam o significado e importância dos recursos hídricos e tomem consciência das boas práticas de utilização da água, de forma a diminuir o desperdício e a contaminação provocada pelo Homem.

Material para Download: Guião Distribuído aos Alunos (HTML) | CD Interactivo (Flash)
Em Busca dos Fósseis... (2006-2007)

A Terra é um planeta dinâmico, cuja história e evolução é testemunhada por diferentes materiais geológicos, entre os quais, os fósseis. Com este projecto, pretende-se através de uma abordagem experimental, transmitir os conteúdos relativos à "Terra e a sua História", do programa curricular do 3º ciclo. As actividades decorrerão no Museu Geológico, que possui uma das maiores colecções paleontológicas do país. Serão feitas observações de diversos fósseis e realizadas experiências e jogos didácticos. Pretende-se com estas acções, sensibilizar os alunos para a preservação do património natural paleontológico, dada a inequívoca importância dos fósseis no conhecimento científico da Terra e da evolução da vida.

Vamos Mexer nos Continentes (2006-2007)

Em geral pensamos na Terra como um sólido estável, mas a verdade é que, na escala de tempo geológico, a Terra está sempre a mexer. Este movimento tem implicações no nosso quotidiano, originando sismos e erupções vulcânicas nas zonas de fronteira de placas, cadeias de montanhas, zonas de subducção, entre outros fenómenos. A observação directa destes fenómenos nem sempre é fácil, pelo que se torna fundamental a utilização de experiências para a melhor compreensão dos movimentos dos continentes. Pretende-se com as actividades propostas, consolidar conceitos ligados à Tectónica de Placas, permitindo uma maior aproximação das escolas às instituições ligadas às Ciências da Terra, como é o caso do Museu Geológico.

Rochas e Minerais? Isso não são tudo Calhaus? (2006-2007)

Este projecto pretende mostrar como estamos dependentes dos recursos geológicos e das matérias primas minerais para executar a maior parte das tarefas diárias, recorrendo ao ciclo de vida dos materiais e englobando aspectos ligados à prospecção, exploração, transformação e produto final. A sensibilização dos alunos para a importância da existência da indústria extractiva de uma forma sustentada é um objectivo do projecto. Serão também focados aspectos relacionados com a compreensão de vários processos geológicos que conduzem à formação de diversos tipos de rocha.

A Cartografia Geológica: Um Instrumento de Leitura das Ciências da Terra (2001 - 2002)

A cartografia geológica é um instrumento científico e técnico que contem informação relativa ao substrato rochoso de uma região, bem como à interpretação dos fenómenos que o originou e afectou. Pretende-se facilitar a leitura e interpretação, bem como divulgar os conhecimentos que se podem extrair das Cartas Geológicas. Estas apresentam múltiplas aplicações, nomeadamente prospecção e exploração de matérias primas e fontes de energia, abastecimento de águas, riscos vulcânicos e sísmicos, preservação do ambiente, etc., e como tal, são indispensáveis ao Planeamento e Ordenamento do território. A aprendizagem das técnicas cartográficas no campo e a sua divulgação em formato digital podem ser factores de importância vital para o conhecimento regional potenciador de desenvolvimento sustentado.

Litoteca de Portas Abertas. "Onde os Livros Tomam a Forma de Rochas ..." (2000 - 2001)

A articulação entre as comunidades escolar e científica, com a abertura das portas da instituição científica aos alunos, proporciona uma abordagem real, actualizada e aliciante da temática de Geologia. O facto de se permitir o acesso a novos meios de aprendizagem científica e à aquisição de conceitos por via experimental (a melhor forma de cimentar conceitos teóricos), é exemplificando-os na prática, despertando o espírito crítico em cada descoberta ou constatação feita pelo aluno. Cada rocha é um livro cuja história é necessária aprender a ler.

Material para Download: Guião Distribuído aos Alunos (HTML)
Água Subterrânea: Conhecer para Proteger e Preservar (2000 - 2001)

A dinâmica das águas subterrâneas não é de fácil compreensão uma vez que são fenómenos não observáveis à superfície do Planeta. A sua importância é vital no dia-a-dia das populações basta constatarmos o número de concelhos cujo abastecimento é feito a partir deste recurso. Contudo são as próprias populações que ao fomentarem a degradação do meio ambiente tornam este recurso esgotável. Assim a sensibilização das futuras gerações é fundamentar na preservação da qualidade e quantidade das águas subterrâneas. Como para proteger e preservar é preciso conhecer, julgamos que a interacção das comunidades científica e escolar, será importante na transmissão da experiência adquirida e na assimilação dos conceitos subjacentes a esta temática.

Material para Download: Guião Distribuído aos Alunos (HTML)
Outras Iniciativas do INETI no Âmbito do Ciência Viva

A Geologia no Verão promove actividades de divulgação da Geologia e dos Georecursos do país, através de passeios científicos que possibilitam à população a observação activa e o contacto directo com cientistas e técnicos deste sector. Saídas de campo, visitas a minas e pedreiras, visitas guiadas a museus e acções de geologia urbana são alguns dos exemplos de actividades.

O programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias decorre durante o período de férias escolares dos alunos, nos meses de Verão, e proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade do trabalho de investigação científica através da participação dos jovens em equipas de cientistas em laboratórios de diferentes instituições.

Consulte as Iniciativas Desenvolvidas Consulte as Iniciativas Desenvolvidas