Glossário de Palinologia

Os Glossários de Palinologia, constituem uma primeira tentativa de apresentar, em português, um numeroso conjunto de termos frequentemente utilizados.

A crescente aplicação e utilização da Palinologia, em território nacional, em áreas científicas que abrangem a Cartografia Geológica, a Geologia de Jazigos Minerais e a Estratigrafia, justificam a adaptação por tradução, com base na origem etimológica de termos internacionalmente consagrados e a uniformização de critérios para a definição de uma terminologia em português. Assim, evita-se a utilização de termos sistematicamente escritos em itálico, ou entre-aspas, ou mesmo a utilização de termos diversos para a mesma palavra inglesa.

Esta versão preliminar dos Glossários de Palinologia, será divulgada na Internet com o objectivo de ser analisada pelos investigadores interessados, constituindo uma base de trabalho que se pretende em permanente actualização e revisão.

Os Glossários de Palinologia, encontram-se subdivididos em: Glossário de Esporos e Poléns, com cerca de 570 termos e o Glossário de Acritarcas e Algas, que possui 665 termos e 234 figuras ilustrativas, que complementam a descrição dos termos.

Glossário de Esporos e Poléns
Glossário de Acritarcas e Algas

Todas as sugestões, propostas, correcções ou novos termos deverão ser enviados para:

Zélia Pereira
INETI
Rua da Amieira
Apartado 1089
4466-956 S. Mamede de Infesta
zelia.pereira@ineti.pt

 

Página Inicial  Pesquisa | Contactos | Bases de Dados Online | SIG Online | INETI © 2006  e-Geo - Sistema Nacional de Informação Geocientífica / INETI